SEM TRETAS-SEM SAPOS-SEM BALELAS RESUMINDO-ESTRATÉGIA-AVANÇAR-RECUAR-SÓ COM A VERDADE-RESPEITANDO OS OUTROS
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Edital n.º 9/2026 Universidade de Évora Abertura de processo de candidaturas ao cargo de reitor.
ao Presidente do Conselho Geral e ao Presidente da Comissão Eleitoral
Universidade de Évora
Abertura de processo de candidaturas ao cargo de reitor.
REQUERIMENTO.
Curriculum Vitae-Compromisso de honra- Programa de ação
Carlos Manuel Abade Gomes da Silva-nif-x-rua da Liberdade,Y BI-Z—6- VITALÍCIO 18/01/2002
Sou cidadão português nascido em 17 abril de 1945, no pleno uso de todos os direitos civis, consagrados na CRP, venho requerer a minha candidatura, autorizo ser notificado para o e-mail indicado dou Consentimento de Tratamento de Dados Pessoais e declaro, sob compromisso de honra, serem verdadeiros os elementos ou factos constantes do requerimento e da candidatura
Sei ler escrever contar tabuada e distingo formiga de elefante
Trabalhei cerca de 36 anos na CGD e fui assediado e perseguido psicologicamente n vezes 26 anos por não aderir à corrupção.
Tribunal não vislumbra crime
Servi as FA durante 42 meses estive em Moçambique obrigado 26 meses na guerra colonial.
Sou treinador de futebol reconhecido pelo Ministério do Trabalho, mas não posso exercer a profissão sem o Sindicato dar aval.
Programa de ação que se propõe cumprir
Sou defensor dos valores HVHRL HONRA VERDADE HONESTIDADE RESPEITO = LIBERDADE do EDD CRP LEGALIDADE DEMOCRÁTICA
E juro não cometer nenhum dos crimes contra a paz e a humanidade, bem como nos crimes de tráfico de influência, favorecimento pessoal praticado por funcionário, denegação de justiça, prevaricação, corrupção, peculato, participação económica em negócio, abuso de poder e de fraude na obtenção ou desvio de subsídio ou subvenção (sem prejuízo do alargamento destas entidades, através de legislação avulsa, como ocorre, por exemplo, no domínio dos crimes ambientais)
Compromisso de honra declarando que não se encontra abrangido(a) por nenhuma das situações de inelegibilidade ou de incompatibilidade previstas na CRP a lei das leis a que todas as outras se submetem.
Declaro aceitar a Carta de Missão para o cargo e declaro também, que não me encontro em situação de incompatibilidade e/ou impedimento para o exercício do cargo.
110126
![]()
Edital n.º 1/2022, de 3 de janeiro
Edital n.º 1/2022
Por deliberação do Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora de 17/11/2021:
A Universidade de Évora procede por esta forma ao anúncio público da abertura de processo de candidaturas ao cargo de Reitor, através da sua divulgação no seu portal digital eletrónico, em dois jornais de circulação nacional e em jornais de circulação internacional na língua inglesa.
O Reitor, órgão superior de governo e de representação institucional da Universidade, exerce as suas funções em regime de dedicação exclusiva. É eleito pelo Conselho Geral da Universidade para um mandato de quatro anos.
Podem candidatar-se ao cargo de Reitor os professores ou investigadores doutorados, nacionais ou estrangeiros de qualquer instituição de ensino universitário ou de investigação, que se encontrem em exercício efetivo de funções e preencham os requisitos para o desempenho do cargo de Reitor enunciados no Regulamento da Eleição do Reitor da Universidade de Évora.
Não é elegível para o cargo de Reitor quem:
Não revele o domínio escrito e falado da língua portuguesa;
Tenha sido condenado por infração penal, disciplinar ou financeira no exercício de funções públicas ou profissionais, nos quatro anos subsequentes ao cumprimento da pena ao trânsito em julgado da decisão sancionatória e/ou ao cumprimento da pena;
Se encontre com o estatuto de aposentado;
Incorra em inelegibilidades previstas na lei geral portuguesa para desempenho de funções públicas.
O Reitor deve ser uma personalidade de reconhecido mérito e experiência profissional relevante e possuir uma visão estratégica adequada à prossecução da missão e dos objetivos da Universidade, estatutariamente definidos.
As candidaturas deverão ser dirigidas, simultaneamente, ao Presidente do Conselho Geral e ao Presidente da Comissão Eleitoral, ser redigidas em português, formalizadas em suporte papel e digital.
Os documentos de candidatura devem entregues até às 17.30h do dia 02 de fevereiro de 2022 na Universidade de Évora ou, até essa data, expedidos por via postal registada, devendo, em qualquer dos casos, ser enviados, em simultâneo e por via eletrónica: Curriculum Vitae do candidato; Compromisso de honra onde se declare não incorrer em nenhuma das situações de inelegibilidade previstas na lei e no Regulamento da Eleição do Reitor da Universidade de Évora; Programa de Ação; Identificação dos endereços postal e eletrónico para os quais possam ser comunicadas as deliberações da Comissão Eleitoral e do Conselho Geral da Universidade.
As funções de Reitor, nos termos do modelo de governação das Universidades em vigor, bem como o Regulamento que rege a sua eleição pelo Conselho Geral, estão disponíveis para consulta em www.uevora.pt.
17 de dezembro de 2021. - O Presidente do Conselho Geral, João Carrega.
3148321
Sem comentários:
Enviar um comentário